Marketing Educacional: 5 Estratégias Para Melhorar A Captação De Alunos

· 4 min read
Marketing Educacional: 5 Estratégias Para Melhorar A Captação De Alunos

Isso acontece porque esse tipo de estratégia tem acesso a uma enorme quantidade de informações. Um post no Instagram, por exemplo, revela muitos números relacionados a alcance, engajamento, desempenho e uma série de outros dados. De posse dessas métricas, é possível comparar a performance e também fazer os ajustes necessários para o alcance de melhores resultados, o que ajuda a otimizar os investimentos. Trata-se de um conjunto de estratégias direcionadas para IEs, com a finalidade de atrair mais estudantes e aumentar a taxa de fidelização. É possível usar diversos canais para criar experiências positivas aos alunos e engaja-los nas ações online e também presenciais. As pesquisas feitas pelas instituições com o objetivo de saber quais são as necessidades do público são essenciais para desenhar o mecanismo de ensino da escola.

  • • Gerir a permanência e a sustentabilidade, simultaneamente, na realidade do ensino superior privado brasileiro.
  • Dessa forma, a escola que mantém um marketing educacional forte certamente tem muito mais chances de destaque.
  • Trata-se de um conjunto de estratégias direcionadas para IEs, com a finalidade de atrair mais estudantes e aumentar a taxa de fidelização.
  • Nesse cenário, o marketing educacional forte faz com que o empreendimento se destaque.
  • O público das instituições educacionais varia muito; por exemplo, a estratégia das escolas deve ser voltada aos pais dos alunos, enquanto as universidades devem dialogar diretamente com os estudantes.
  • Além disso, outras estratégias de Inbound Marketing também são válidas, como a criação de anúncios, técnicas de SEO e outras ações.


Outra estratégia interessante para ganhar força online é o investimento em marketing de influenciadores. Quando pessoas conhecidas e relevantes para o público, falam sobre a sua marca, criamos um sentimento de autoridade e identificação. No entanto, a escolha dos influencers para atuar no marketing educacional deve acontecer criteriosamente. Em outras palavras, é necessário apostar em perfis que tenham relação com o público-alvo que deseja atingir e sejam compatíveis com a escola. Os influenciadores são pessoas com presença forte nas redes sociais, ou seja, contam com milhares de seguidores no Instagram, Facebook e YouTube. Por terem grande visibilidade, são ótimas alternativas para divulgar a escola e atingir o público-alvo de uma forma mais próxima e agradável.
As ações de marketing educacional são importantes para faculdades, escolas, cursos de idiomas e outras instituições de ensino se destacarem nesse concorrido mercado. Como podemos ver no vídeo, a escolha do canal de comunicação é essencial para a eficácia do marketing educacional. É preciso que a escola comunique aos responsáveis, de forma clara, todo o valor que está sendo entregue. Sobretudo porque, segundo dados do Diagnóstico Nacional da Educação, pais que se sentem suficientemente informados e que têm a sua participação valorizada são clientes três vezes mais fiéis às instituições de ensino. A realização de pesquisas é uma importante estratégia de marketing educacional para que os gestores saibam o que pensam os pais e possam criar estratégias de fidelização mais assertivas.

Tendências Da Educação Para 2023 Que Gestores E Educadores Devem Ficar Atentos



Vários estudos mostraram que as campanhas de marketing educacional podem levar a melhores resultados educacionais, incluindo aumento das taxas de matrícula, notas mais altas nos testes e melhores taxas de graduação. Por exemplo, um estudo realizado na Índia descobriu que uma campanha de marketing educacional levou a um aumento de 9% nas taxas de matrícula na escola primária entre as famílias-alvo (Chatterjee et al., 2009). Além disso, também pode ajudar a melhorar os resultados da permanência de alunos, promovendo métodos ou programas de ensino inovadores. Outras ações que podem atrair o seu público nesses canais de comunicação é a interação, compartilhamento de depoimentos, histórias de alunos, assim como eventos dentro e fora da instituição. Para gerar uma estratégia de marketing eficaz, é necessário definir os perfis de alunos ideais para sua instituição de ensino. O marketing de influência está se tornando popular hoje em dia com o advento de plataformas como Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok e Vine.


Pense Na Segmentação Do Seu Público


Só estando presente para perceber o tanto de gente que você tem ao teu lado que pode te apoiar, te suportar. É fascinante você ver como a educação talvez seja a coisa que mais melhore as vidas das pessoas. Se você separar tudo, a educação melhora mais do que qualquer outra coisa isoladamente. A gente tem que preparar as pessoas para serem realmente pessoas, seres humanos. De acordo com Sonia Colombo (2008, p. 17), até o século passado, as IES centravam-se apenas no ensino, sem voltar os seus olhos para o campo comercial. A partir da década de 70, houve um crescimento desenfreado de organizações de ensino e foi necessário encontrar formas de acompanhar a evolução social.

Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards. Por isso, estabeleça vias de comunicação intencional com o seu público de  modo que seja possível tanto construir a relação quanto compartilhar avisos, informações e campanhas. Aqui na Conquista temos uma equipe de marketing pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Além disso, no Portal da Conquista a escola tem à disposição cards prontos para serem usados nas redes sociais, com um espaço personalizável, onde é só incluir a logo da escola. Nossa dica é estabelecer uma comunicação próxima, pessoal, e buscar saber o que a comunidade escolar mais valoriza na instituição.
Tenha isso registrado, porque a comunicação que terá em todos os seus canais devem refletir os seus principais valores.  veja o site  você desconhece o seu público e, mais especificamente, a sua persona, torna-se muito difícil identificar as características dos potenciais estudantes. Isso é muito prejudicial para as ações de marketing, reduzindo de forma drástica a efetividade das ações. De acordo com o User Generated Content , o marketing de indicação pode aumentar em 90% a permanência do visitante no portal de ensino e, ainda, elevar as chances de os usuários retornarem ao site. Até o ensino médio, é provável que o seu público decisor sejam os pais ou responsáveis. Já em faculdades e instituições de pós-graduação e MBA, esse tomador de decisão é, provavelmente, o estudante.